24 janeiro 2011

Deixe a Raiva SECAR


Marian ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá, todo azulzinho, com bolinhas amarelas.

No dia seguinte, Júli sua amiguinha, veio bem cedo convidá-la para brincar.
Marian não podia, pois iria sair com sua mãe naquela manhã.

Júli então, pediu a coleguinha que lhe emprestasse o seu conjuntinho de chá para que ela pudesse brincar sozinha na garagem do prédio.

Marian não queria emprestar, mas, com a insistência da amiga, resolveu ceder, fazendo questão de demonstrar todo o seu ciúme por aquele brinquedo tão especial.

Ao regressar do passeio, Marian ficou chocada ao ver o seu conjuntinho de chá jogado no chão.
Faltavam algumas xícaras e a bandejinha estava toda quebrada.
Chorando e muito nervosa, Marian desabafou:


"Está vendo, mamãe, o que a Júli fez comigo?
Emprestei o meu brinquedo, ela estragou tudo e ainda deixou jogado no chão."


Totalmente descontrolada, Marian queria, porque queria, ir ao apartamento de Júli pedir explicações.


Mas a mãe, com muito carinho ponderou:


"Filhinha, lembra daquele dia quando você saiu com seu vestido novo todo branquinho e um carro, passando, jogou lama em sua roupa?
Ao chegar em casa você queria lavar imediatamente aquela sujeira, mas a vovó não deixou.
Você lembra o que a vovó falou?"


"Ela falou que era para deixar o barro secar primeiro. Depois ficava mais fácil limpar."


"Pois é, minha filha, com a raiva é a mesma coisa.
Deixa a raiva secar primeiro..
Depois fica bem mais fácil resolver tudo."


Marian não entendeu muito bem, mas resolveu seguir o conselho da mãe e foi para a sala ver televisão.
Logo depois alguém tocou a campainha...
Era Júli, toda sem graça, com um embrulho na mão.
Sem que houvesse tempo para qualquer pergunta, ela foi falando:


"Marian, sabe aquele menino mau da outra rua que fica correndo atrás da gente?
Ele veio querendo brincar comigo e eu não deixei.
Aí ele ficou bravo e estragou o brinquedo que você havia me emprestado.
Quando eu contei para a mamãe ela ficou preocupada e foi correndo comprar outro brinquedo igualzinho para você.


Espero que você não fique com raiva de mim.


Não foi minha culpa.


"Não tem problema, disse Marian, minha raiva já secou."


E dando um forte abraço em sua amiga, tomou-a pela mão e levou-a para o quarto para contar a história do vestido novo que havia sujado de barro.

Nunca tome qualquer atitude com raiva.


A raiva nos cega e impede que vejamos as coisas como elas realmente são.


Assim você evitará cometer injustiças e ganhará o respeito dos demais pela sua posição ponderada e correta.


Diante de uma situação difícil, lembre-se sempre: Deixe a raiva secar.

Autor do texto: Desconhecido.

Um comentário:

  1. Olá Ildefonso,
    Puxa vida...durante td o tempo que fiquei em Santos o único contato que tínhamos era Lutz - DRS...jamais imaginaria que vc é um artista tão bom e capaz, seu trabalho é excelente amigo!
    Parabéns mesmo! Por tds as coisas que produz, nas diversas formas do suscitar o Sentimento Estético. Que surpresa muito agradável! Parabens, sempre.

    ResponderExcluir