05 outubro 2010

Salvador Dali - Walt Disney (animação)

Em 1946 Walt Disney contratou Salvador Dali para a elaboração de um curta-metragem de animação em cima da música Destino do compositor mexicano Armando Domínguez.
Um elemento que não poderia faltar em Destino, o famosíssimo relógio derretido.
A animação com seis minutos de duração, que combinaria motivos de balé e desenhos, deveria ter integrado um documentário longa-metragem constituído de depoimentos breves sobre Salvador Dali e sua obra. Todavia, o projeto foi interrompido e as centenas de cenas, desenhos e pinturas criadas pessoalmente por Dali ficaram guardados/esquecidos ou mantidos em sigilo.
Os protagonistas do argumento que retrata as peripécias de um amor impossível, provavelmente são o alter ego de Gala, a esposa de Dali e o próprio.
Somente em 2003, Roy Disney (neto) e o produtor Baker Bloodworth deram acabamento final ao curta seguindo os esboços preliminares do artista. Premiada como o melhor Curta-Metragem nos festivais de Melbourne-Austrália e no Rhode Island Internacional-EUA, Destino também foi indicado para o Oscar da categoria de curta-metragens de animação.
Paisagem típica da obra de Dali, com o uso e abuso da perspectiva, objetos flutuantes ancorados e paredes ocas.
Maiores detalhes da histórica produção de Destino em [Animation-Animagic.Com]


Nenhum comentário:

Postar um comentário